quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Temas de Estudo de Caso surgidos a partir da tempestade de idéias de hoje

Seguem os temas que surgiram hoje na nossa tempestade de idéias. Caso tenham mais sugestões, podem colocar em comentários no final desse post.

  1. Restaurante universitário – modelo de gestão / agricultura sustentável

  2. Do Nosso Jeito – Questão: Porque só 3 jovens continuaram?

  3. ENEDS - Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social

  4. Hospital Universitário e/ou Hospital Público – PAM: Como está o atendimento? Como melhorar? - Biblioteca Viva: recuperação de crianças com doenças graves (doutores da alegria). Creche Universitário. IPPMG. Estudo sobre projetos com voluntários, como gerenciar isso.

  5. Enfermagem na Vila Residencial.

  6. Odontologia.

  7. Projetos esportivos – URECE (esporte e cultura para cegos). Grupo de escoteiros: Ilha do Governador.

  8. ONG Junior Achievement (empreendedorismo para crianças da escola pública). Analisar como esse tipo de empreendedorismo ajuda as crianças.

  9. Pré-Vestibular Comunitário.

  10. Instituto Benjamin Constant

  11. Projeto Compartilhando (COPPEAD) na escola pública.

  12. Cursos a distância

  13. Pouso da Cajaíba – Plano de negócios para produtos gerados na RCC.


    Abraços,

    Celso Alexandre S. de Alvear

3 comentários:

  1. Oi pessoal,

    Encontrei na internet um arquivo com diversos resumos de projetos de extensão que acontecem na UFRJ. São muito interessantes!"Aquecedores Solares em Pouso da Cajaíba",um dos projetos falados em aula, é um dos resumos. Vocês encontram aqui: http://www.pr5.ufrj.br/congresso/Anais_Congrext_09.pdf

    Abçs,

    Fernanda Gullo.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom,

    Infelizmente não pude ir a aula, no entanto li os textos. Haverá a presença do professor que trabalha com aquecedor solar na próxima terça?
    Algo que acho bem interessante é o jornal do Soltec, e uma reportagem bastante interessante que li é sobre a questão da origem CDD. Junto a isto uma associação para com o "Minha casa, minha vida" que parece estar indo na mesma direção. Creio que tal temática seria bastante interessante.

    Um abraço

    AIRTON GUSTAVO

    ResponderExcluir
  3. O Restaurante Universitário

    O RU, inaugurado a um ano, é o nosso Restaurante Universitário que faz parte do Sistema de Alimentação da UFRJ. É composto pelo refeitório com 400 lugares e uma cozinha industrial (em final de construção) com capacidade para produzir 4000 refeições. O projeto arquitetônico do RU resultante da parceria entre o Instituto de Nutrição Josué Castro-INJC e o Escritório Técnico Universitário-ETU priorizou melhor fluxo e segurança da produção, conforto dos usuários e qualidade de vida no trabalho contemplando aspectos para diminuição dos impactos ambientais.
    A alimentação é vista na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional que “consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis” (Presidência da Republica, 2006).
    Nesse sentido, o Sistema de Alimentação da UFRJ tem o compromisso de romper com o paradigma assistencialista dos antigos “bandejões” incorporando a produção de conhecimentos à produção de refeições, antenada as questões sociais e ambientais contemporâneas. A idéia é consolidar o Restaurante Universitário como pólo das ações inovadoras relacionadas ao Sistema de Alimentação na UFRJ tanto nos aspectos administrativos como nos acadêmicos no que se refere à promoção da saúde e ao respeito sócio-ambiental.
    O Restaurante Universitário da UFRJ coloca-se, desta forma, como referência para o desenvolvimento de diversas atividades, sejam elas de pesquisa, de ensino ou de extensão, voltadas para a temática da alimentação
    Encerramos o ano de 2009 com aproximadamente 400 mil almoços distribuídos à comunidade universitária em sua maioria aos estudantes. Realizamos o evento I Encontro de Sabores e Saberes em que foram reunidos agricultores familiares do estado do Rio de Janeiro e algumas das produções científicas da UFRJ sobre a temática. Como resultado do evento, recebemos o aval para a realização de Feiras Semanais de Alimentos Orgânicos nos jardins do RU.
    Nesse sentido, o que pensei para o nosso estudo de caso, pois temos 5 grupos de agricultores de variados municípios do RJ, ou seja, com variados saberes e fazeres. Como torná-los um só grupo com o objetivo de construir os processos de trabalho para a Feira Orgânica da UFRJ? Conforme nos chamou a atenção Krayechete, como articular as relações internas? Como definir as “regras do jogo”? Enfim acho que dá um caldo! Caldo Nutritivo é claro! Rsrsrsrs
    Nádia Pereira de Carvalho

    ResponderExcluir