sábado, 23 de abril de 2011

Gestão de Projetos Solidários: Uma práxis pedagógica


Editorial do SOLTEC (www.soltec.ufrj.br)
Em 2003, a Congregação da Escola Politécnica da UFRJ aprovou a criação da disciplina Gestão de Projetos Solidários (GPS), oferecida desde então pelo Departamento de Engenharia Industrial. Essa proposta surgiu em meio ao projeto de criação do Núcleo de Solidariedade Técnica. Foi considerado o coração do projeto. Até agora totalizam-se treze edições, três delas como cursos de verão.
Os objetivos da disciplina coincidem com um dos principais desafios que o SOLTEC coloca para si próprio: pesquisar, no âmbito teórico e empírico, limites e possibilidades em gestão de projetos no campo da economia social e solidária.
O projeto pedagógico foi erigido por uma metodologia que é - ou deveria ser - imanente a qualquer projeto da economia solidária. Uma práxis apoiada no diálogo, no intercâmbio, na troca de saberes técnicos e acadêmicos com aqueles consuetudinários. Um espaço de vivência de um processo dialógico em sala de aula e no campo. Ler, resumir, debater conceitos e metodologias. Ir ao campo, estudar de maneira negociada com os atores, aquilo que é de interesse mútuo. Sistematizar o estudado e validar com os atores sociais, seja no campo, seja no ritual da apresentação final dos trabalhos. Solidariedade técnica, responsabilidade recíproca por aquilo que foi estudado e concluído, mesmo que com posições díspares, visando ao processo transformador. Essa é a essência de GPS.
A metodologia exige o respeito de que o “eu” dialogue com o outro ser como “tu” e não como “isso”. Os seres não são "objeto" de pesquisa, muito menos "público alvo". Parceiros tentando descrever, explicar problemas de maneira negociada.Construção de saberes coletivos visando descortinar caminhos.
GPS percorreu até agora uma trajetória que mostra de forma consistente que a implantação da economia solidária vai para muito além de incubar empreendimentos associativos ou autogestionários. Se o que se pretende é ir além de um simples projeto de geração de trabalho e renda, há de construir um projeto pedagógico calcado na implantação de uma ambiência de políticas sociais, econômicas, educacionais e culturais que permitam que o território possa ser propício para a implantação de cadeias produtivas e redes solidárias.

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